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sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Minha primeira Review: Spore( Muitos Spoilers á frente)

Eu não esperava fazer uma review tão cedo mas cá estou eu por isso:

SPORE
Tás a olhar para mim?

Spore mistura montes de mini jogos num só jogo, deixando algo incrível para trás.

Spore é um jogo divertido que puxa para fora um acto de balança entre a perfeição e o falhanço.Numa mão, deixa-nos criar uma criatura e ve-la crescer desde uma célula no fundo do mar até a um imperador da galaxia por um prosseso de transformação esquisito. Porque as ferramentas usadas para criar são tão boas e  divertidas, e cada criatura é simplesmente'' fofinha'', é dificil não gostar do teu pequeno monstro. Na outra mão, a parte dificil e desafiante só é quando a tua criatura vai comandar o universo inteiro. A ideia parece boa mas Spore não é um jogo assim tão bom, deixando simplismente um monte de minijogos misturados num jogo na sua forma mais simples. Os proprios minijogos não são assim grande coisa mas o jogo têm aquela magia que nos faz apaixonar pelo jogo.
Certos modos e espanções fazem a experiência do Spore ainda mais criativa.

A melhor parte do Spore são as suas ferramentas criativas. Se alguém jogou a parte do jogo chamada''Creature Creator'', lançada um bocado mais cedo no mesmo ano, só viu uma pequena parte do puzzle. Mas tarde no jogo vais poder construir câmaras municipais, casas, carros, tanques, barcos, aviões e naves espaciais. Mas a criatura é a verdadeira obra de arte. A partir dela podes adicionar pernas, mistura-las, por mil olhos, duas bocas, asas, um atirador de veneno, TUDO, até camuflagem para criar a tua linda obra de arte, ou um monstro horrível. Cada parte do corpo pode ser esticada, encolhida, engordada e revirada, por isso quando quiseres recriar uma personagem ou fazer um total novo conceito, aqui é o lugar. Não precisas de ser um Picasso para criar uma criatura, atira um monte de partes para o monstro e voila, tens algo horrível. Mesmo que o teu monstro seja um ogre com 3 pernas e espinhos pelas costas acima, vais passar o teu primeiro tempo a conhece-lo e até vais ganhar afecto por ele.
Duma célula para isto, não é qualquer jogo

Tu vais precisar de por alguma da tua energia criativa mas se não quiseres gastar tempo nisso podes escolher alguns dos modelos já feitos pelo proprio jogo. Ainda melhor, vais poder utilizar as criações onlines de milhares de jogadores, pois, os outros que fassam o trabalho. Até é muito divertido mexer com as criaturas de outras pessoas e ver o tipo de mente estupida, criativa ou até porca que podem encontrar no mundo. E podes fazer isto facilmente utilizando a Sporepedia. No spore, as criações correm rapido de uma maneira incrivel. Para ter o maior proveito do jogo deves tar sempre online. Não só vais ter u acesso á tua sporepedia, como á de outra pessoas, sendo que a maior parte dos monstros, veiculos, idificios e carros etc. que vais encontrar na tua aventura foram criadas por outras pessoas. O proprio Creature Creator provou que partilhar as suas proprias criaturas ia ser sempre importante para o desemvolvimento do jogo e para o tornar um hit.
Ataque alien super dramático!!!

Mas num jogo do Spore não vais começar por moldar a tua criatura dos sonhos. O jogo divide-se em 5 fases., começando pela célula. Nada de grande, uma simples célula onde se pode por uns picos e umas partes atacantes e de rapidez básicas. O resto da fase é também muito básica, se já jogaste o ''Flow'' para a PSP ou Ps3 ias perceber muito bem. No inicio da fase escolhes se a tua célula é carnívora ou herbivora, que vai influenciar o que podes comer. A partir daí moves a tua célula com o teclado ou rato tentado não ser comido enquanto agarras um bocado tu próprio. Se és herbivoro procuras uma alga que normalmente anda a passear aí e se fores um carnívoro andas atrás de outras células.
A capa que devia ter mostrado mostra as 5 fases de evolução: célula, criatura, tribal, civilização e espacial.

Também vais ganhando novas celulas enquanto avanças, podendo po-las no organismo. Para poder polas no teu organismo chamas o teu parceiro, que é uma celula igual á tua aí a vaguear. Entras no ecra de criar, jutas algo para ele nadar mais rapido ou morder melhor e de volta para a piscina de germes. Mas para dizer a verdade o primeiro nivel( fase) é assim tão simples: andas aí a nadar, comes, cresces, evitas ser comido, nada mais. Se lá fores morto renasces num ovo da mesma especie com nenhum castigo sem ser começarmos num lugar diferente. Até continuamos com a mesma celula. Tudo bem feito, o estagio célula dura aproximadamente 20 a 25 minutos, ainda algum tempo para o nivel mais aborrecido do nivel.
Depois de sair do mar, as coisas começam a tornar-se verdadeiramente interessantes

Mais cedo ou mais tarde, vais sair do teu oceano ou poça de lama e ganhar umas pernas. Ainda vais encontrar outras partes do teu animal escondidas, mas desta vez em esqueletos de animais mortos. Outra vez, a mecânica é bem simples: andas aí a explorar, evoluis sendo amigo de outra criatura ou conquistando-a. Se queres ir pela maneira conquistadora, vê se equipas algumas garras e venenos; se queres ser amigo, deves ir pelas partes que cantam, fazem poses, dançam e fazem charme. Pois...Se tu fores pela parte conquistadora, jogas algo parecido com um RPG em que tu atacas clicando num dos 4 botões de atque, cada um com um ataque diferente; se queres ir pela parte amiga fazes um jogo de imitação em que tens que fazer o que o outro faz. Enquanto avanças, vais ganhando um pequeno pack de animais que te vão ajudando na socialização ou no ataque.
Depois da fase criatura, os teus seguidores e amigos ficam teus escravos, tal e qual como na vida real.

O nível criatura é muito simples mas é aí que começas a ver como Spore é um jogo fantástico. Ver a nossa célula evoluir para um monstro que pelas leis da física do mundo real nem conseguia andar é muito fixe. É aí que a conexão com a tua criatura fica mais forte e é o que faz o estado criatura tão fantástico. Quando acontecem coisas más ao monstro, é como se fosse a ti, coisas boas, mesma historia, sentimos que somos ele. A fase criatura é a melhor de todo no jogo inteiro, opinião de quem já jogou.
Parece uma verdadeira treta á primeira vista, mas depois de jogado, nunca mais se esquece de tal experiência.

Assim que chegares ao estado tribal, vais perder alguma dessa conexão. Já não vais estar a jogar com um, mas com uma tribo de monstros e é parecido com um jogo de estratégia. É triste que já não podes modificar os teus monstros a partir daí mas podes por ornamentos e mascaras e roupas neles mas não muito mais. Felizmente o charme das criaturas continua e ainda notas certas personalidades por cada criatura. A etapa tribal é parecida com a etapa criatura, só que aqui podes focar a tua violência em tribos inteiras e as suas estruturas. Se tu gostas deste tipo de coisas podes ir ao cumulo de criar tochas para queimar outras tribos inteiras, incluindo os seus habitantes. Mas se não quiseres ir pela parte agressiva, podes ir pela musica para torna-los teus aliados, já que há alguns instrumentos à tua disposição.

Ao fim de algum tempo, podes ter uma tribo deste tamanho

Quando chega a etapa civilização, o spore mostra uma cara completamente diferente.Diz adeus aos dias de controlar os teus monstros, agora eles vivem nas tuas cidades e tu constrois carros, navios e aviões. Agora tu não comandas uma tribo, comandas um imperio, mas não esperes encontrar aqui a complexidade da serie civilization. As ferramentas de criar são tão simples como do menu de criação de monstros. Fazer estruturas de metal pode não ser tão giro como construir algo vivo mas o monte de opções,tanto de cor como de forma não te vão deixar desiludido. Também vais contstruir do zero uma camara municipal, casa, fabricas e edificios de enterteinimento. Mas a mecanica da felicidade é tão simples que a maior parte dos jogadores, mesmo na maior da dificuldade, batiam o nivel sem dar uma ***** a ela.
A imagem mais simples que consegui encontrar desta etapa.

Esta fase age como uma fase tribal muito maior, só que aqui trabalha com a colheita de recursos. Mas aqui há 3 maneiras de conquistar os adversários: Militar, religiosa e económica. Cada cidade só pode construir veículos de um tipo.Vou então aqui explicar o que acontece. No militar, avançamos contra o adversário num estilo de RTS. Religiosa, mandas veículos que farão um holofote com alguém a rezar. É muito giro ver essa pessoa( tou a falar do monstro da tua espécie) a rezar em cima de uma cidade, com ela gigante, pena que esta fase não seja muito divertida. Cada cidade só pode produzir uma espécie de tanque, o mesmo para os barcos e aviões. Se quiseres ir por uma vitoria militar pura, durante toda a fase só vais ver 3 veículos. É longo e divertido, mas apresenta um desafio.

Se fores bom, um veiculo religioso pode parecer um tanque feito de ouro.

E então, com o tempo, entras na ERA ESPACIAL, uma fase que te junta tudo o que aprendeste até agora.Por isso, mesmo que não seja como nos velhos jogos de espaço e guerra que todos conhecemos, têm o charme que faltava à etapa civilização. Esta é um bocado mais parecida com a fase criatura, já que te deixa só com uma nave espacial( construída por ti e as ferramentas de criar) para explorar o velho e escuro espaço. Esta fase é simplesmente  incrivelmente ultramente grande( imagina se não fosse simplesmente). Tu andas de estrela em estrela a descobrir novos planetas e a procurar os teus vizinhos, enquanto tu podes destruir tudo à fase de um planeta ou puxar a tua câmara anos luzes atrás para poderes ver a galáxia inteira que vais ter que explorar e conquistar.

Um dos milhões, e não estou a brincar milhões mesmo, de planetas que podes explorar.

Esta fase parece uma recriação de o 2002 terrível Space Rangers e a sua sequela onde se juntou um bocado de humor. Tu vais viajando de planeta em planeta onde os habitantes te darão missões, fazendo no meio piadas de flores a guarda chuvas. A maior parte das missões são fáceis e rápidas, destruíres uns tantos animais doentes ali, dares cabo das torres de defesa daqui, FÁCIL. Como na fase criatura, lá vais apanhar ao fim de algum tempo uns companheiros que te permitiram expandir o teu mapa galáctico.

Nunca pensaste como se ia sentir uma criatura depois de te destruírem a cidade

Para expandires o teu império não podes simplesmente por uma base e vê-la cresce-la, não. A economia move-se muito mais devagar do que nas fases anteriores por isso tens que pensar bem como vais gasta-lo. Nem podes escolher um planeta qualquer. Alguns simplesmente é impossível suportarem vida enquanto outros tens que modificar o planeta inteiro. Isto é onde as ferramentas de destruição/criação entram. Não só tu vais ter que por certas coisas para aquilo começar a ter a densidade de ar e peso da atmosfera certos como vais ter que por plantas e animais pelo planeta todo para provar que é habitável. Mas essas ferramentas não te limitam só. Podes transformar um bocado de terra num lago, por uma cratera e até fazer um xadrez com estas ferramentas. Podes também mandar laser aos inimigos, construir torres de defesa ou fazer acordos económicos de especiarias.É uma mistura curiosa e que nunca deixa mal.

Galactic adventures faz o impossível à fase espaço, deixa mais incrivel

Mas para dizer a verdade não é isso que faz esta fase tão especial. Ver as tuas criações nos planetas e de outras pessoas nos planetas que exploras. Parece algo seca mas para quem joga é muito fixe. Ainda por cima as cores e aspecto do jogo são giros e engraçados as vezes, por exemplo, alguma vez viste uma arvore com 100 olhos? As animações são incriveis. Fazem parecer um bicho com quatro pernas, sem pês e sem nenhum centro de equilibrio parecer que se consiga mover. Não é que seja um daqueles jogos do ano que foi criado ou incrivel mas é simplismente bonito e um jogo muito bom. Ainda por cima qualquer computador consegue aguenta-lo sem fazer um crash, até os PC de trabalho. 
Digam-me, isto não é bonito?

A qualidade do som brilha desde o inicio até ao fim do jogo. As criaturas por si propria parecem assustadoras, não por aparecia, mas sim pelos barulhos, e em parte é isso que faz o jogo tão bonito. Desde os gritos das tuas criaturas aos lazer das tuas naves espaciais, passando pelos tambores da era tribal fazem parecer reais. As fazes são de alta qualidade também. Os meus sons preferidos são as musicas da fase civilização e as mil e uma línguas faladas pelos lideres galaticos.
Desculpem a imagem mas foi a melhor que encontrei para explicar que não é o jogo perfeito mas tá perto de chegar a tal nível.

Spore é fantástico, onde nos apresenta um jogo onde cada decisão tomada pode modificar o teu futuro completamente, por isso à razões para joga-lo vezes sem conta. Não é que faça o jogo mesmo diferente mas modifica o suficiente para querer jogar outra vez e outra vez só para viver de novo a magia do spore. Se separarmos cada fase, não é nada especial. Mas juntas, funcionam muito melhor. Pondo uma das melhores ferramentas de criação em jogos de sempre e um conceito em que a criatividade pode entrar sempre, temos um dos melhores jogos de simulação, se não o melhor, de sempre que nos pode entregar um monte de horas de entretenimento. 

No fim de cada review eu vou dizer o que achei de bom de forma resumida e o mesmo para o mau, depois dando uma nota de 0 a 10

BOM

Ferramentas de construção muito criativas e simples de forma boa----Cada criatura, principalmente a tua, têm um charme incrível----Um conceito inovador que correu muito bem----Fantástico som e gráficos lindos.

MAUS(porque nem os melhores jogos são perfeitos)

Cada fase por si própria é muito simples----a primeira fase não atrai nada, fazendo muitos jogadores desistir ao ver tal parte tão simples e má.

Nota-8( excelente)

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