Translate

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A origem da Playstation


Já que estamos a menos de duas semanas da Ps3, eu decidi falar da historia da Playstation. A maior parte das pessoas considera a Playstation um sinonimo de jogos, já que a criadora da serie de consolas, Sony, é uma das industrias mais populares e lucrativas. Mas quantos vocês sabem que se não fosse uma má decisão da Nintendo ou uma consola nova da Sega que foi demasiado cedo para o mercado, a historia dos jogos tinha mudado para sempre.

"Toda a gente" sabe que a Playstation é o bebé de Ken Kutaragi. Mas pouca gente sabe que a Playstation não pertencia à Sony no inicio, mas sim à Nintendo. Em 1988, a Nintendo e a Sony, juntas,decidiram fazer uma Super Nintendo com leitor de CD. Em vez de ''Solid Snake'', "Sweet Tooth" e ''Cloud'' serem as personagens principais da "Playstation", ia ser ''Mario'', ''Link'' e ''Samus''.

A primeira Playstation,  que era um Super Famicon ( Super Nintendo) com um leitor de CD, foi mostrada em 1991 numa conferencia. No dia a seguir, iria haver um anuncio que ia mudar a historia das consola para sempre. Nesse dia, a Nintendo decidiu separar-se da Sony e do projecto do leitor de CD. Nintendo iria juntar-se com Phillips, que tinha oferecido um acordo que ia favorecer muito mais a Nintendo. A Nintendo ainda assim ofereceu um pequeno papel à Sony, mas foi recusada por causa do caso da traição de Nintendo. As negociações entre a Sony e a Nintendo acabaram em Maio de 1992, deixando o futuro da Playstation em duvida.

Depois de se separarem da Nintendo, a Sony não falou muito entre si sobre a Playstation. Depois do fim das negociações, os executivos da Sony estavam prontos para esquecerem esse projecto. Mas mesmo assim foi adiada uma reunião entre o director da Sony e os executivos da mesma. Nessa reunião Kutaragi anunciou que vai construir uma consola baseada no trabalho que fizeram com a Nintendo mas só da Sony que mostrasse 3D como nunca. O presidente da Sony, ainda furioso com a traição da Nintendo, autorizou o projecto. Mas, por causa da maior parte do pessoal discordar, o projecto foi movido para o pessoal da ''Sony Musics''. Os executivos pensaram que a ideia da consola ia ser esquecida sefor movida para lá.

Mas os executivos não sabiam que Kutaragi era um grande amigo de Shigeo Maruyama, diretor da Sony Musics. Juntos criaram a ''Sony Computer Entertainment''(SCEI) e juntaram pessoal para tal com a fama da Sony Musics. A Sony Musics também ajudou na publicidade,design e produção de CDs algo fácil, já que trabalhavam com eles há anos. Depois de algumas modificações, SCEI estava pronta.

Em 1993 a Sony fez o projecto da Playstation oficial, ajudando a partir daí. Também contrataram Phil Harrison, que iria ajudar imenso na publicidade. Tendo trabalhado na industria de jogos por muito tempo, Phil tinha a fama necessária para lançar a Playstation para o mercado.

Mas pelos vistos as pessoas não precisavam de muito para se interessarem pela Playstation. Grandes empresas como a Squresoft, Namco e a EA gostaram de ver uma nova consola no mercado e ficaram curiosos com o leitor de CD, algo único naquela altura e a opção de jogos 3D. Agora estava tudo pronto: a SCEI tinha as pessoas prontas, a publicidade certa e o publico marcado. Estavam prontos para começar. 

Em 1995,a E3 não era o que é hoje. Acabada de se separar da CES, a E3 estava a ver se conseguia ganhar respeito. O que a Sony fez em 1995 numa convenção iria ajudar a E3 a ganhar popularidade e continua um dos momentos menos famosos mas mais importantes na historia de jogos. Sega ficou muito popular na altura em que a Playstation saiu por causa do novo sistema deles, a Saturn, que custava aproximadamente 399 $. Mais tarde no dia em que anunciaram que a Saturn ia sair, um trabalhador da Sony, Olaf Olafsson, pegou no microfone numa conferencia e começou a falar em números técnicos, algo que ninguém se interessou. Começou a ficar claro quem é que ia ''ganhar'' a guerra de consolas, já que ainda por cima a Sega tinha anos de experiência e a Sony era nova nesse campo. Mas depois Olaf chamou ao microfone o presidente da SCEI, Steve Race. Steve foi ao microfone, viu os seus apontamentos, virou-se para o microfone e disse ''299''. Steve saiu do palco num mergulho de aplausos. Tinha acabado de matar, literalmente, decadas de trabalho da Sega com uma simples fala.

O resto, como dizem, é historia. A Sony domina a quinta geração de consolas com a Playstation e, mais tarde, a Playstation 2. Se não fosse pela Nintendo ou pela Sega, a Playstation podia ser um simples fail na historia das consolas de jogos. O último E3 podia mostrar a Nintendo e a Sega a lutar pelas consolas da última geração em vez da Sony e a Microsoft. 

Pronto, é tudo por agora. Espero que toda a gente tenha aprendido alguma coisa. É bom aprender sobre a historia dos jogos para não repeti-la. Também, acho que ninguém quer outro ''ET'' ou ''Superman 64?

Sem comentários:

Enviar um comentário